Avaliação e perspectivas para educadores e estudantes: quando a distância foi a regra
Nesta mesa Profa. Dra. Graziela Giacomazzo do GP EducDigital (UNESC/PPGE) destacou que as diferenças das universidades brasileiras foram a regra quando a distancia da pandemia pelo Covid 19 foi a regra. No contexto do ensino superior, pontuou aspectos que determinaram a e produziram diferentes respostas, relativos a natureza, gestão, perfil docente e perfil discente, estrutura pedagógica, estrutura tecnológica, integração das TIC, Educação a Distância e a comunicação como determinantes e que produziram diferentes respostas nas universidades.
Em relação as respostas da Universidade ....
As ações desenvolvidas para integração das TIC e educação a distância, juntamente com as ações da Gestão e da Pedagogia Universitária, foram fundamentais para responder as demandas de suspensão das aulas presenciais e manutenção das aulas online.
Nesse momento pandêmico, realizar a reengenharia de toda a estrutura de uma universidade presencial para o digital e manter os cursos em modo remoto, este acumulo de conhecimentos e expertise propiciaram celeridade e as melhores opções pedagógicas e operacionais.
Esta emergência da Pandemia mostra que a universidade deve sempre desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão sobre temas emergentes no âmbito de sua pedagogia universitária, como o tema da integração das tecnologias, da Educação a Distância, Educação Online, Educação Híbrida, Educação para sustentabilidade e outros que emergem dos contextos sociais, políticos, econômicos e tecnológicos, ou seja , estar preparada para responder as demandas futuras.
